~Sabor.

Wednesday, 8 April 2009, 22:37 | Category : Geral
Tags :

vinho“200INove, de fato, Inovei. Sozinha sentada numa mesa! Que ponto! E Eu com apenas algumas noções de regras de etiqueta. Tentarei não chamar atenção, o que já é impossível por estar sozinha escrevendo. Tremo no momento porque vim dirigindo, e isso de alguma maneira ainda me deixa muito tensa. Bom, Iremos aos Vinhos, que por hora entendo muito e conheço pouco. (…) Em pensar que há dois anos atrás nesse exato dia, encontrava-me enfiada na moradia da Unesp, fazendo mais 5 estrelas em mim, em cima da mesa do refeitório (que óbvio, era público). 
Pelo menos cheguei em grande estilo, sacando da agenda (onde, quase despercebidamente aparecia o ano de 2007) o convite de R$60,00, quando achavam os organizadores que tivera selecionado as madames e as nojentinhas pro evento.
Já são 8:20 pm e meu estômago começa a doer, num misto de Insegurança, vergonha, e fome. Em contrapartida, tem alguém tocando no telão, que não sei dizer o porque, mas consegue me acalmar. E se não for a Marina Lima eu quero ficar pelada em praça pública, mesmo essas luzes da filmagem me cegando, a voz dela enchia meus sonhos nas manhãs de sábado quando minha mãe colocava pra tocar. Sinto falta do clássico, da ópera, da orquestra, ou até mesmo do Andrea Bocceli, mas podia ser até um Chileno com uma maldita ‘gaita’ (…).”

Chardonnay

Se a Cabernet Sauvignon é considera “a rainha das uvas tintas”, a Chardonnay é a “rainha das uvas brancas”. A fruta é pequena, redonda e transparente ao amadurecer. Transformada em vinho, é o branco que melhor se beneficia do envelhecimento em carvalho e da fermentação em barrica.

A uva Chardonnay gera vinhos complexos, ricos e bem estruturados. Sua versatilidade permite que ela se adapte as regiões vinícolas do mundo todo.

O vinho feito com essa cepa é pleno, amanteigado, frutado e, quando a vinificação inclui tratamento em tonéis de carvalho, ele terá um aroma de baunilha, além de ser macio e não apresentar acidez agressiva.

[“Final amargo, mácio, levemente ácido, pequena porcentagem alcoolica, Claríssimo e super transparente, aroma doce e suave, bem jovem, poucas e ligeiras lágrimas…”]

Isla Negra Reserva Merlot

Tem cor rubí translúcida com reflexo violáceo leve, em declínio. Muitas lágrimas que escorrem lentamente pela taça, um vinho chorão. Podemos sentir facilmente os aromas de frutas vermelhas maduras quase passadas, dando uma sensação doce ao nariz. Existem nuances de especiairias, pimenta e balsâmico.

Na boca tem leve desequilíbrio de álcool e amargor final. Ainda apresenta acidez moderada, corpo leve e taninos rústicos, beirando os verdes. Com o tempo os taninos podem melhorar, mas acredito que o amargor se acentuará logo concluo que é melhor bebermos este vinho agora. Os aromas de boca remetem a frutas doces, praticamente uma geléia. O final é ligeiro.

[“Forte sensação alcoolica, sentida até pelo aroma. Aroma mais doce, de frutas vermelhas e final herbáceo, pouco mais ácido, mais encorpado, com lágrimas lentas, tanino leve e estruturado, transparência num tom vermelho rubi. Ao final muita salivação e arrepio pela adstringência…”]

Isla Negra Reserva Syrah

Composto de 85% de Syrah e 15% de Carbenet sauvignon, sobressaem nele o aroma e o sabor frutados, os taninos suaves e a ácidez, o álcool é equilibrado. Mostra uma cor vermelha rubi de reflexos violetas. Ao paladar é cheio, potente e equilibrado.

[“Leve transparência com reflexos vermelho quase vinho, sem percepção alcoolica, Ao nariz é doce e suave. Macio, ácido, grande persistência de paladar, tanino suave. Ao final arrepiou um pouco mais, porém é harmonioso…”] 

Terza Malbec

Malbec Bodega Terza (Argentina) Um Malbec de cor vermelha e reflexos violáceos. Ao nariz a presença de frutos vermelhos em compota e um sutil toque de baunilha são de grande intensidade.  Um vinho que demonstra frescor e equilíbrio nos taninos, com toque de frutos vermelhos e negros, especiarias e baunilha, envelhecido em carvalho francês e americano Excelente custo benefício.

“O mais caro e refinado da degustação, talvez por isso eu tenha gostado menos. Ultra seco, diga-se de passagem, violeta escuro, pouca transparência, bem encorpado, com grandes e pesadas lágrimas, amargo, quente, azedo, forte, tanino forte e bem adstringente. Porém o final é melhor, sem arrepios, e uma sensação boa…”]

Enoteca Fasano: http://www.enotecafasano.com.br/


( ! ) Warning: Use of undefined constant similar_posts - assumed 'similar_posts' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /var/www/html/wp-content/themes/whiteplus/single.php on line 30
Call Stack
# Time Memory Function Location
1 0.0000 395616 {main}( ) .../index.php:0
2 0.0001 397064 require( '/var/www/html/wp-blog-header.php ) .../index.php:17
3 0.1471 35150416 require_once( '/var/www/html/wp-includes/template-loader.php ) .../wp-blog-header.php:19
4 0.1488 35293144 include( '/var/www/html/wp-content/themes/whiteplus/single.php ) .../template-loader.php:106